COMO COMEÇAR

O QUE É A ALIMENTAÇÃO VEGETARIANA?

É um estilo de alimentação de base vegetal, que exclui carne e peixe e que pode ou não incluir derivados de origem animal (e.g. leite, ovos, etc.).  

 

AS NOSSAS 10 DICAS PARA COMEÇARES!

Ao darmos os nossos primeiros passos como vegetarianos, um dos maiores cuidados que devemos ter é garantirmos que continuemos a praticar uma alimentação rica e variada, que nos forneça todos os nutrientes indispensáveis  ao bom funcionamento do nosso corpo e da nossa mente.  Tal como em qualquer padrão alimentar, é importante que a uma alimentação de base vegetal seja variada, ou seja, incluir frutas, vegetais, cereais, leguminosas, frutos oleaginosos e sementes.

Acabaste de ver um documentário que mexeu bastante contigo e estás seguro de querer abandonar o consumo de animais e de produtos de origem animal? Força! São ótimas notícias para os animais, para o planeta e para a humanidade. Mas não te esqueças de que o teu organismo e a tua mente cresceram habituados a consumir estes produtos e de que é importante que a transição não seja demasiado radical para que eles tenham tempo de se adaptar. 

Planear a ementa semanal pode parecer, à primeira vista, uma tarefa aborrecida. No entanto, é importante fazê-lo num momento de transição, para garantir uma alimentação saudável. Planeia de antemão as tuas refeições, as fontes proteicas na tua alimentação, os melhores legumes e combinações. Para te ajudar, deixamos aqui algumas dicas. E caso tenhas preguiça de planear, podes fazer o nosso desafio de 15 dias, em que te guiamos a cada passo do caminho!

Não precisas de inventar a roda, ou noutras palavras, não estarás a adoptar um regime alimentar totalmente novo. Se o teu prato preferido é bacalhau à brás ou lasanha, então não precisas de recear, pois é possível adaptar estas receitas e criar uma versão 100% vegetariana! E não só, bolos, sobremesas e muito mais, é possível veganizar tudo! Experimenta “veganizar” algumas receitas tradicionais para que seja mais fácil começares (ex: alho francês à brás, feijoada).

Um dos aspectos mais fascinantes de uma dieta vegetariana é descobrir todo um novo universo de alimentos que até então não tínhamos como hábito incluir na nossa alimentação diária. Frutas e vegetais, mas também grãos, leguminosas, sementes, nozes e flores, são algumas famílias alimentícias que nos oferecem uma escolha abundante de alimentos que podemos combinar e confeccionar de maneira verdadeiramente criativa e divertida, tanto para nós como para outros! Eis algumas dicas do que ter na tua despensa!

Muitas vezes quando tomamos a decisão de gerar uma mudança importante nas nossas vidas, tendemos a ser demasiado rígidos e exigentes connosco, desejando alcançar rapidamente o objetivo ao qual nos propomos. Manter uma atitude mental positiva e flexível contigo mesmo ao longo deste processo de transformação, ajudará a que continues motivado para seguir em frente apesar das dificuldades que possam ir surgindo.

No decorrer de todo este processo extremamente empolgante e transformador que é experimentar uma alimentação vegetariana, é essencial cuidarmos a nossa abordagem sobre o tema com as pessoas que continuam a praticar uma dieta carnívora ou pescetariana à nossa volta e respeitarmos as escolhas pessoais de cada uma e de cada um.

Pode  acontecer que sejas o único vegetariano na tua família ou no teu grupo de amigos e que te sintas um pouco só nesta jornada. Não desanimes! Existem por aí inúmeras pessoas que também seguem este estilo de vida, e são variadíssimos os projetos e causas vegetarianas/veganas com as quais podes colaborar e sentir-te útil. Junta-te também à nossa comunidade no facebook.

Existem hoje em dia inúmeros livros, canais no youtube e contas no instagram que nos oferecem imensas ideias de receitas vegetarianas que podemos experimentar em casa. Existem também alguns cursos ou workshops online que podem revelar-se muito inspiradores, e às vezes nada melhor do que um curso presencial de cozinha vegetariana onde possamos experimentar com as nossas próprias mãos e com o nosso paladar diferentes alimentos, sentindo as cores, os cheiros, as texturas… 

Se estiveres a comer fora de casa, existem actualmente inúmeros restaurantes que oferecem pratos vegetarianos (ou adaptam-se às necessidades do cliente) e, por lei, todas as cantinas públicas são obrigadas a ter uma opção de base vegetal. Caso tenhas dificuldades em encontrar restaurantes que ofereçam opções de base vegetal em Portugal ou pelo mundo fora, sugerimos que utilizes a aplicação HappyCow.

As nossas Recomendações!

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