Pataniscas de alho francês

CategoryMétodo De Cozimento, DietaTags, , , , , Yields1 Serving

Ingredientes

1 copo de farinha de grão de bico
1 copo + ¼ de água
½ copo de batata doce
1 alho francês
2 tbsp de azeite refinado
1 folha de louro
1 c. chá de bicarbonato de sódio
1 raminho de salsa picada
sal e pimenta qb

Instruções

1

Fazer um golpe ao longo da casca da batata doce e levar a cozer ao vapor. Ou cortar em 4 e cozer num pouco de água. Depois de cozida descascar e esmagar com um garfo.

2

Fatiar o alho francês e refogá-lo num pouco de azeite com uma pitada de sal e louro até ficar macio. Desligar o lume e reservar.

3

Numa taça pôr a farinha de grão de bico e o bicarbonato e ir juntando 1 copo de água devagar até ficar cremoso. Adicionar ½ copo de batata doce e guardar o resto para outros pratos ou para comer de sobremesa. Se necessário adicionar mais ¼ de copo de água até ficar cremoso novamente.

4

Temperar com sal e pimenta a gosto. Juntar o alho francês, depois de descartar o louro, e envolver. Juntar salsa picada e misturar tudo muito bem.

5

Para cozinhar podemos fritar em óleo como na receita original, pondo uma colherada de massa em óleo bem quente e virar para dourar por igual. Ou podemos grelhar numa frigideira antiaderente pincelada com um pouco de óleo. Este óleo é necessário para as pataniscas não ficarem demasiado secas e não queimarem por fora. Ao virar as pataniscas, pincelar mais um pouco de óleo para que a massa não esteja em contacto com a frigideira seca.

Dicas e sugestões:
- Servir com arroz de ervilhas ou de feijão e salada de couve.
- Podem fazer a vossa própria farinha de grão se tiverem um robô de cozinha potente. Basta processar grão de bico seco até ficar em pó.
- A batata doce pode ser substituída por puré de abóbora cozida. Batata normal pode ser utilizada em último caso mas a massa ficará um pouco mais farinhenta e seca, por isso aconselho a substituírem também metade da água por leite vegetal.
- A versão frita pode ser comida no dia seguinte sem afectar a textura. Já a versão grelhada, no dia seguinte fica mais seca. A versão frita cozinha mais rápida e é aconselhada quando se faz em maior quantidade.
(Na imagem, as pataniscas da esquerda foram grelhadas e as da direita foram fritas)

Sobre a Autora:

A receita é da autoria da Maria do projeto Tuga Vegetal. Podes encontrar esta receita e outras em: http://www.tugavegetal.com/
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email
Share on whatsapp

Outras Receitas