Seitan à Alentejana

CategoryCozinhaMétodo De CozimentoDietaTags, , Yields3 Servings

Ingredientes

400 /500 grms de seitan de compra
2 tbsp massa de pimentão
4 dentes de alho
3 folhas de louro
½ copo de vinho branco seco ou tinto
½ copo de água a ferver
200 g cogumelos frescos, fatiados
Sumo de meio limão
¼ copo de azeite
Sal e pimenta qb
Coentros picados qb
1 kg de batatas
Óleo para fritar

Instruções

1

Colocar o seitan, aos cubos, numa travessa e juntar a pasta de pimentão, o alho, o louro, o vinho, sal, pimenta e a água a ferver. Misturar bem e deixar marinar pelo menos 1 hora à temperatura ambiente.

2

Depois do seitan marinado, colocar numa taça os cogumelos, temperar com um pouco de sal e o sumo de limão e reservar.

3

Descascar e cortar as batatas aos cubos pequenos. Passar por água fria e secar bem as batatas enrolando num pano de cozinha. Quanto mais secas estiverem mais rápido vão fritar e mais estaladiças vão ficar por fora. Aquecer o óleo e quando estiver bem quente fritar as batatas até dourarem. Escorrer em papel de cozinha e reservar.

4

Aquecer o azeite numa frigideira. Quando estiver quente, adicionar o seitan e reservar a marinada. Deixar o seitan dourar virando de vez em quando. Quando estiver bem dourado, adicionar a marinada e deixar cozinhar uns minutos até começar a apurar e a reduzir o molho. Adicionar os cogumelos, cobrir e manter o lume baixo até os cogumelos cozinharem por completo.

5

Numa travessa ou prato de servir, colocar as batatas fritas e por cima o preparado com o seitan. Servir com coentros ou salsa picada por cima.

Sobre a Autora:

A receita é da autoria da Maria do projeto Tuga Vegetal. Podes encontrar esta receita e outras em: http://www.tugavegetal.com/
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email
Share on whatsapp

Outras Receitas