Tarte de Doce de Leite e Chocolate

Duração Total3 hrs 10 minsDificuldadeIntermédiaCategoriaTipo de Cozinha, Método de ConfecçãoTipo de Cozinha, , Tags, , , , , , , , , Ajusta as porções:6 Porções

Ingredientes

1 lata de leite condensado de soja
158 g farinha de trigo
50 g óleo de coco ou creme vegetal
60 ml água fria
¼ colher de sopa chá de sal
160 g chocolate de culinária (min 70% de cacau)
200 ml bebida vegetal
½ colher de chá de extrato de baunilha (opcional)
1 punhado de amendoins torrados, picados

Instruções

Procedimento do doce de leite
1

Retira o rótulo da lata de leite condensado e coloca-a numa panela média. Enche a panela de água à temperatura ambiente, até o nível de água ultrapassar a lata uns 5cm.

2

Leva a água à fervura, reduz o lume, e deixa cozer durante 3 horas (se pretendes um doce de leite cremoso, mas com alguma viscosidade), a 4 horas (se procuras um doce de leite sólido). Verifica o nível de água a cada 30 minutos e adiciona mais água a ferver quando necessário. Idealmente durante a cozedura o nível da água não deve estar menos do que 2cm acima da lata.

3

Retira a lata com pinças e deixa arrefecer à temperatura ambiente. Não tentes abrir a lata enquanto está quente porque o doce de leite quente pode sair devido à pressão no interior da mesma. Ao abrires a lata, poderás verificar que o doce de leite apresenta diferentes consistências – mais líquido no topo e escuro no fundo da lata. Mexe o doce de leite até estar completamente uniforme. O doce de leite fica mais firme à medida que arrefece, no entanto, depois de retirado da lata pode ser reaquecido em banho-maria para ficar novamente líquido, e ser espalhado numa tarte ou utilizado como molho num bolo.

4

Latas fechadas de doce de leite podem ser guardadas à temperatura ambiente até 3 meses. Depois de aberta a lata do doce de leite, este deve ser armazenado num recipiente limpo e fechado, no frigorífico, e consumido no prazo de 3 semanas.

Procedimento da restante receita
5

Para fazer a base da tarte, no processador de alimentos, coloca a farinha, o óleo ou creme, uma pitada de sal, e tritura. Com o processador de alimentos em movimento, junta a água, 1 colher de sopa de cada vez, até a massa formar uma bola de textura maleável. Estende com o auxilio do rolo da massa, formando um circulo com 25 a 30 cm de diâmetro (ou, se tiveres uma forma de fundo amovível tal como a apresentada nas fotografias, estende a massa sobre o comprido, até ter uns 35cm de comprimento). Coloca a massa na tarteira e ajuste as bordas, cortando o excedente. Faz alguns furos com um garfo na base da massa e leva ao forno durante cerca de 15 minutos, (podes colocar uma folha de papel vegetal com alguns feijões secos por cima para que façam peso, e o fundo não levante).

6

Abre cuidadosamente a lata de leite condensado cozido já arrefecido, e espalha-o na base da tarte.

7

Para fazer a ganache de chocolate, derrete em banho-maria o chocolate juntamente com a bebida e o extrato de baunilha. Mexe frequentemente até um molho denso e rico. Cobre a camada de doce de leite com a ganache de chocolate. Decora a tarte com os amendoins torrados picados e leva ao frigorífico até solidificar.

Sobre a Autora:
Esta receita é da autoria de Márcia Gonçalves, do blog Compassionate Cuisine. A receita original pode ser encontrada em:
Receita da CompassionateCuinine Blog

Gostaste desta receita? 

Deixa a tua avaliação abaixo!

Avalia esta Receita!

Outras Receitas

Panquecas de aveiaBy assvegavpEsta receita de panquecas de aveia tem ingredientes simples, são rápidas de fazer, ficam fofas e são uma maneira saudável de começar o dia.
Rancho à Portuguesa Vegan (Made By Choices)By assvegavpEsta receita de Rancho à portuguesa é uma versão ligeiramente mais saudável do tradicional rancho à portuguesa vegetariano. Não leva enchidos de soja, que substitui por pimentos.
Cogumelos à Bulhão PatoBy assvegavpCogumelos à bolhão pato é um petisco de bradar aos céus clássico e típico português.
Assado de Tofu e Curgete (Compassionate Cuisine)By assvegavpUm prato com 2 camadas de curgete e tofu fatiados e sobrepostos, cobertas por um molho de tomate com muito sabor. O molho, reduzido e concentrado em sabor, foi bem espalhado sobre as camadas.